segunda-feira, 16 de março de 2009

Sugestões....


Na galeria Bernardo Marques, há mesmo arte e criatividade!!!


Diz -nos o artista,Tiago Taron
ALBA ATROZ
"Há cerca de um ano comecei a pintar uma caravela. muito povoada com diferentes seres e uma quantidade enorme de objectos e casas que pareciam uma pequena cidade dentro dela. O desenho levou-me às caravelas de que ainda hoje não se sabe bem como realmente seriam. Sabemos porém que foram e fizeram prodígios e um dos maiores seria o da sua própria imagem quando vista por quem nunca as teria suposto possíveis.
Imagino os nativos de terras de Vera Cruz. Imagino-os olhando para o horizonte a ver aparecer primeiro um ponto branco no meio do mar e depois aquele vulto de madeiras escuras. Velas brancas e uma cruz encarnada no meio de tudo aquilo.Imagino a força dessa primeira imagem e compreendo que tenham tomado as caravelas por animais fabulosos por pássaros enormes .

Imagino também que nos tenham tomado por seres igualmente enormes aparentados com esses póssaros colossais que chegavam a flutuar vindos do infinito. vindos do meio do nada para os visitar.Esta imagem imaginada - da primeira vez que um índio viu uma caravela chegar à costa - entretinha-me e ficava a pensar no espanto e na resposta que teria sido dada a esse espanto.
Dei então comigo a pensar que esse espanto teria sido muito maior então do que me causaria hoje a aterragem de um objecto voador não identificado ao monte onde pinto."


E eu também me pus a viajar nas caravelas do Tiago e embora não consiga pintar a minha viagem ela foi de uma imensa imaginação que me levou a outros locais fabulosos...
Vá à Galeria Bernardo Marques na Rua D.Pedro V ,em Lisboa e ficará fascinado pelo local ,pelos trabalhos apresentados e ...até poderá encontrar o Tiago que ali está a fazer a sua obra.






Um comentário:

Heloísa Ruiz Pereira disse...

Estive em Lisboa em 2010 e me hospedei perto da Galeria. Conheci o trabalho de Tiago Taron. Me encantei... eu que sou da "Terra de Vera Cruz"...